Planetnews 13 - Vender, vender e vender! Espante a crise e cresça!


Como vender mais em momentos de crise?
 
20 super dicas = 10 dicas de marketing digital + 10 dicas inovadoras e criativas de estratégias para superar a crise
 
Em momentos de crise econômica e instabilidade do mercado, aumentar os esforços de vendas e investimento em marketing é fundamental para sobreviver.
 
A disputa pelo cliente fica mais acirrada, a atuação da concorrência aumenta, a sensibilidade a preços e diferenciais competitivos fica mais em evidência. A crise pode ser um cenário ideal para grandes oportunidades de mudanças e melhorias dentro de uma organização, pois os processos são revistos e a criatividade é renovada. 
 
Não adianta ficar sentado e lamentando o momento difícil. O planejamento em novas ações comerciais, investimento em marketing, reavaliação das estratégias empresarias, adequação dos custos e foco continuo em resultados possibilita com que a empresa alcance novas oportunidades, amplie a capacidade de superação em momentos difíceis.
 
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Segue 10 dicas fundamentais para vender mais utilizando a tecnologia como principal aliado.
 
1) Tenha uma solução de telefonia mais moderna. Controle e automatize os processos de relacionamento aumentando a capacidade de atendimento. O telefone ainda é o principal interlocutor entre o cliente e a empresa. Ligue mais para seus clientes, prospect e leads. Não fique esperando o cliente bater na sua porta. 
 
A Planetfone tem a solução completa em telefonia corporativa para atender as necessidades e demandas de atendimento dos seus clientes. Agora é a hora de investir em uma solução tecnológica para melhorar a comunicação com seus clientes, realizar ligações ativas através de uma solução moderna de contact center e discador, enviar sms, e muito mais ... Acesse nosso site: https://planetfone.com.br/pabx-callcenter-contact-center-telemarketing-pabxip-asterisk-crm-sms-discador
 
2) Mobilidade e flexibilidade. O cliente deve encontrar sua empresa em qualquer lugar a qualquer momento. 
 
Inove na disponibilização dos canais de atendimento via web chat, aplicativos (Whatsapp, Viber e Skype), torpedos sms, ramais remotos e aplicações sip. 
 
3) Divulgue sua marca nas redes sociais e interaja mais com seu público.
 
É um importante canal para comunicar com seu público, agregar novas oportunidades, fidelizar clientes e divulgar produtos e serviços. A principal característica das redes sociais para as empresas é a grande força para divulgar a marca. 
 
4) Envie e-mail marketing. É sempre bom lembrar que sua empresa existe e tem uma atenção especial com seu público. 
 
Envie e-mail personalizado e segmentado para seus clientes, propects e oportunidade de negócios. É um importante canal de comunicação direto com o público alvo. 
 
5) Site, Web Site e Portal Corporativo.
 
Toda empresa deve possuir um conteúdo web relevante para o seu público. Tenha um site com informações atualizadas e organizadas, identidade visual e designer coerente, menus intuitivos e adaptabilidade responsiva (abrir em qualquer tipo de dispositivo – desde um celular até o computador). 
 
6) Blog – Muito mais que uma revista digital institucional!  
 
Conteúdo complementar fundamental para divulgar informações relevantes dentro do universo da internet. É um espaço virtual mais dinâmico com conteúdo objetivo focado em informar públicos mais segmentados. 
 
7) Hot Site – Seu produto merece um site? 
 
Conteúdo mais objetivo voltado exclusivamente a produtos e serviços. É um site sem caráter institucional e mais promocional. É uma ótima estratégia para promover produtos, campanhas publicitárias, eventos empresáriais e ações comerciais. 
 
8) Vídeos. Mais visualizações e conversões. Chame atenção do seu público de uma maneira mais criativa.
 
Os vídeos publicados no Youtube podem gerar alto índice de conversão para divulgação de informações institucionais, produtos e serviços. Sua empresa também poderá disponibilizar os vídeos em sites, blogs, hotsites e redes sociais.
 
9) Ferramentas de Busca Digital. Sua empresa deve estar sempre na frente da concorrência.
 
Seu site deve estar disponível e bem posicionado nos principais mecanismos de busca patrocinados (Google Adwords Pesquisa e Bing Ads) e orgânicos (Google SEO e Bing SEO). Divulgue seu site em portais de conteúdo relevante através de banners publicitários patrocinados (Google Adwords Banners e Google AdSense‎).  Brigue com seus concorrentes no mundo digital, não perca espaço. Sua empresa sempre em primeiro lugar.
 
10) Gerencie suas vendas com uma aplicação comercial fundamental. A área comercial não precisa viver mais nos tempos das cavernas.  
  
Adquira um software de CRM para controlar as vendas, supervisionar agendas, acompanhar processos, registrar conversas, automatizar fluxos, incrementar ações comerciais, intensificar resultados, aprimorar contatos e distribuir atividades.
  
Sem o software de CRM a empresa torna-se menos competitiva, pois não haverá registros comerciais. Sem controle completo não existi como medir resultados.
 
Segue 10 dicas fundamentais para vender mais utilizando estratégias realistas em um cenário de crise.
 
1) Contratação de profissional comercial com perfil empreendedor
 
Em momentos de crise, mão de obra qualificada fica mais abundante e as oportunidades de melhores contratações aumentam. 
 
2) Treinamento e motivação de equipe 
 
Treinar, qualificar e motivar a equipe comercial é fundamental. Em momentos de crise é importante deixar o profissional preparado para enfrentar a guerra do mercado. 
 
3) Planejamento estratégico continuo
 
A guerra pela atenção baseada na escassez de oportunidades do mercado faz com que a empresa mude suas estratégias com mais periodicidade. É fundamental monitorar o mercado, ajustar e implementar novas ações comerciais, realizar pesquisa com clientes e leads e aplicar novas estratégias de marketing.
 
4) Marketing
 
Equipe comercial não faz milagres. Para existir vendas é de fundamental importância ter uma estrutura de marketing bem definida (contratação de profissionais ou empresas terceirizadas especializadas). 
 
5) Estratégias de marketing online (digital) e off-line 
 
Desenvolver estratégias de marketing baseadas no mix de canais e recursos disponíveis. O marketing deve comunicar com o público alvo onde ele estiver. Em momentos de crise é muito importante ser mais assertivo nos investimentos em marketing, pois ações equivocadas podem gerar altos custos e inviabilizar novos projetos. 
 
6) Produtos e serviços 
 
Ter qualidade, atendimento, pontualidade não é mais uma caraterística relevante como fator competitivo. Em momentos de crise a percepção do consumidor sobre o mercado muda drasticamente, pois a competição aumenta e as oportunidades diminuem. Os produtos e serviços devem possuir características ímpares e fundamentais para maior relevância na escolha do consumidor. Avalie a possibilidade de aumentar ou modificar seu mix de produtos e serviços para agregar maior valor as vendas e gerar novos negócios para a empresa. 
 
7) Investimento financeiro
 
 A empresa sempre deve encarar a crise como um momento de reflexão e mudança. Não adianta retrair investimentos, cortar custos, diminuir produção em altos níveis e esperar um milagre. Também não adianta ser muito impetuoso aumentando investimento e custos, sem planejamento e estudo do mercado. “A crise é um jogo de xadrez, vence quem mexe melhor as peças".
 
8) Concorrência
 
É sempre bom ver o que seu concorrente está fazendo. Copie as boas ideias. Não adianta ignorar a concorrência e achar que o maior inimigo da empresa é a crise.   
 
9) Parceiros
 
Fortifique o network (relacionamento) com os parceiros. A parceria é um importante fator de maior competitividade em momentos de crise para blindar possíveis problemas e gerar maiores oportunidades de negócios.
 
10) Cliente 
 
O cliente dever o principal motivo de existência da empresa. Todo cliente que bater na porta da sua empresa deve ser bem atendido. Não perca oportunidades, entenda e atenda as necessidades e desejos dos seus clientes e leads. O principal foco da empresa nunca deve ser o produto, e sim o cliente.  
 
Para refletir. Pense diferente!
 
A crise acabou!? Não é verdade! A crise nunca acaba, pois a economia e política são feitas de altos e baixos. Sua empresa nunca deve entrar na famosa “zona de conforto”. O mercado é muito dinâmico e sempre precisará de realizar ajustes para continuar a sobreviver e crescer. A empresa deve aprender com os erros e limitações do passado. A busca pela melhoria contínua deve ser uma regra do negócio. Existem empresas que sentem menos pressão em momentos de crise por estarem mais bem preparada para galgar novo desafios. Os intemperes do mercado sempre vão existir; criatividade, racionalidade e foco são fatores preponderantes de sucesso.  
 

Repense o modelo de negócio da empresa, reavalie processos, estude novas possibilidades, avalie os cases de sucesso e fracasso, tenha seus colaboradores como grandes aliados, pesquise novas tecnologias. Uma empresa só consegue sair da crise se fizer diferente do que faz hoje!  

 
Segue outras importantes fontes de informações para maior entendimento sobre o aumento das possibilidades de vendas.
 
5 dicas inspiradoras para encarar a crise
http://blog.transpocommerce.com/5-dicas-inspiradoras-para-encarar-a-crise-no-setor-de-autopecas/
 
8 dicas para vender mais de maneira eficaz
http://www.agendor.com.br/blog/8-dicas-para-vender-mais-de-maneira-eficaz/ 
 
10 Dicas de como vender mais e melhor
http://supervendedores.com.br/vendas/tecnicas-de-vendas/10-dicas-de-como-vender-mais-e-melhor/ 
 
6 dicas de ouro em Vendas (+ duas de brinde!)
http://www.vendamais.com.br/6-dicas-de-ouro-em-vendas-duas-de-brinde/
 
12 dicas para vender mais e melhor
http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/02/12-dicas-para-vender-mais-e-melhor.html 
 
11 dicas para fazer seu comércio vender mais em 2015
http://www.varejista.com.br/artigos/vendas/1255/11-dicas-para-fazer-seu-comercio-vender-mais-em-2015 
 
Dicas de abordagem em televendas
http://www.callcenter.inf.br/dicas/24322/dicas-de-abordagem-em-televendas/imprimir.aspx 
 
Conheça 5 requisitos para ser eficiente em um call center
http://meuemprego.empregoligado.com.br/5-dicas-para-aumentar-sua-eficiencia-no-call-center/#sthash.OphVJc6Y.dpbs 
 
Aumentar as vendas do Call Center
http://mktvendas.blogspot.com.br/2013/03/aumentar-as-vendas-do-call-center.html
 
Autores: Rômulo Abdalla Teixeira Dias e Elaine Azevedo 
 

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