14 de Novembro de 2016
A manutenção preventiva em geral tem como objetivo evitar falhas operacionais, mantendo os equipamentos, produtos ou sistemas em funcionamento adequado.
A importância desta manutenção preventiva depende da análise que se faz do risco de falha do equipamento, produto ou sistema em operação.
Os sistemas de condicionamento de energia, compostos por nobreaks e estabilizadores, tornaram-se imprescindíveis para minimizar os problemas decorrentes da instabilidade energética atual. Porém a confiabilidade destes equipamentos depende não só da tecnologia empregada, mas de seu perfeito funcionamento. Neste contexto, a manutenção preventiva adquire importância vital para estes sistemas.
Baterias seladas devem operar em ambiente com temperatura controlada para que sua vida útil seja prolongada. Idealmente, temperaturas entre 20 e 25 graus Celsius são as mais indicadas. Ambientes com temperatura superior a 30 graus tendem a provocar um desgaste precoce das baterias.
Periodicamente, as baterias devem ser substituídas. Este tempo de substituição está altamente vinculado à temperatura e à qualidade da rede elétrica local. Faltas de energia e oscilações da rede elétrica fazem com que o nobreak recorra às baterias para manter a tensão de saída disponível e estabilizada. A vida útil das baterias é, portanto, inversamente proporcional à incidência destes fatores. Em locais com rede estável e temperatura controlada, pode chegar a 2 anos; em contrapartida, em redes instáveis e em temperaturas mais altas, este tempo se reduz drasticamente.
A Planetfone recomenda o uso de nobreak senoidal para melhor proteção dos equipamentos. Veja o manual, especificações e instruções do fabricante referente a manutenção periódica do nobreak. Siga rigorisamente as instruções.