Conceito de CRM (Customer Relationship Management)
"É
uma estratégia de gestão de relacionamento com o cliente voltada ao
entendimento e antecipação das suas necessidades. É uma filosofia, uma
estratégia e um processo que está ligada diretamente com os três
principais pilares do marketing. O CRM é utilizado para coletar os dados
dos clientes, armazená-los e facilitar cruzamentos desses dados. Apesar
de ser um grande desafio, a identificação do cliente feita pela empresa
é um fator decisivo nas iniciativas de relacionamento “one to one”. O
CRM é uma ferramenta voltada para o processo de foco no cliente,
aquisição, transação, atendimento, retenção e construção de
relacionamento de longo prazo com os clientes". Wikipedia
"
É
um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários
processos e tarefas de uma forma organizada e integrada. Para auxiliar
estas tarefas e rotinas automatizadas é necessário um software,
geralmente chamado de software CRM ou sistema CRM.No geral o CRM abrange
três áreas: automação de gestão do marketing, gestão comercial e a
gestão de serviços/produtos ao cliente".
Administradores
Principais Características de um CRM
- Reconhecer e cuidar do cliente em tempo real;
- Aumentar os resultados em vendas;
- Maximizar os canais de comunicação com os clientes;
- Racionalizar os processos, atividades e ações comerciais;
- Sistematizar e organizar os processos de vendas;
- Reduzir custos operacionais/comerciais;
- Gestão de banco de dados de clientes e fornecedores;
- Monitorar a equipe de vendas;
- Transforma dados dispersos em informações úteis e centralizadas;
- Formalizar os processos de comunicação com os clientes;
- Administrar equipes de atendimento com mais competência e organização;
- Atender ao público com engenhosidade e habilidade;
- Automação de marketing, força de vendas e serviços;
- Desenvolvimento do funil de vendas;
- Controlar oportunidades;
- Criar relatórios, formulários e métricas voltadas a estatística e dados analíticos;
- Estruturação da equipe de vendas;
- Desenvolvimento de ambiente colaborativo.