Planetnews 11 - Sua empresa tem perfil para utilizar solução de telefonia nas nuvens?


Solução de telefonia nas nuvens. 
  
Sua empresa tem perfil para utilizar solução de telefonia nas nuvens?
 
A informática passa por constantes transformações, evoluções, tendências tecnológicas e modismos de mercado.
 
O termo da bola da vez é a famosa “computação nas nuvens”, cloud computing, virtualização remota e hospedagem de sistemas. 
 
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. 
 
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
 
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
 
pabx ip nas nuvens, cloud, telefonia
 
O grande desafio para os próximos anos no Brasil, é ter uma estrutura de conexão de internet condizente com os avanços tecnológicos. Aplicativos mobiles para voz utilizando tecnologia voip são uma grande tendência e não possuímos uma rede mobile (3G/4G) suficiente para atender a demanda das empresas e população brasileira.   
 
A velocidade da banda larga fixa contratada no Brasil não segue os parâmetros mínimos de qualidade dos regulamentos de gestão de qualidade definidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A constatação é da PROTESTE Associação de Consumidores, com 1448 medições feitas em um teste com amostra de consumidores do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em apenas 27% dos casos o regulamento foi cumprido.
 
Segundo o gerente comercial da Planetfone Rômulo Abdalla Teixeira Dias, a utilização de sistemas corporativos como os famosos ERP e CRM nas nuvens são uma forte tendência de mercado, pois as características vantajosas de mobilidade, segurança, redução de custos, compartilhamento de conteúdo, tornam-se fatores preponderantes para o sucesso das empresas. Vivemos em um novo mundo onde tudo acontece a partir da internet.
 
A utilização de soluções de telefonia nas nuvens, devem ser decorrentes de um estudo mais aprofundado sobre a viabilidade técnica, demanda de utilização, caraterísticas das sinalizações de telecomunicações, estrutura de rede interna, características de hospedagem, capacidade de alta disponibilidade e qualidade de links de internet (banda dedicada e exclusiva para voz com capacidade suficiente).
 
Não acredite em soluções mágicas e milagrosas de telefonia corporativa nas nuvens baseadas em ambiente compartilhado, é de fundamental importância para não comprometimento da segurança, qualidade e constância dos serviços ter uma estrutura de data center condizente com o projeto de telecom. É muito comum no mercado operadoras voip oferecem soluções de pabx ip atreladas a planos de voz. Este tipo de solução é mais fragilizada, pois os pontos de falhas são maiores.
 
Que tipo de empresa TEM perfil para utilizar soluções de telefonia nas nuvens?
 
Empresas com pouca demanda de telefonia (até 20 ramais), baixo volume de ligações simultâneas, sem grande dependência do sistema de telefonia em caso de falhas e possíveis queda da internet, possuir estrutura técnica necessária (alta disponibilidade de link de internet dedicada somente para voz com velocidade suficiente para atender as necessidades da telefonia) e configurações técnicas internas relevantes para uso constante e com qualidade no canal de telefonia. 
 
Que tipo de empresa NÃO tem perfil para utilizar soluções de telefonia nas nuvens?
 
Empresas com maiores demandas de telefonia (mais de 20 ramais), necessidade de realizar maior quantidade de ligações simultâneas (mais de 30 canais), maior dependência do sistema de telefonia (possibilidade em algum momento de existir indisponibilidade para realizar e receber ligações devido à ausência da conexão de internet), possuir links de internet dedicado em alta disponibilidade e velocidade suficiente para manter a qualidade e constância da sinalização de voz, possuir estrutura de rede compatível.
 
Qual o melhor ambiente para instalar a solução de telefonia?
 
A solução de pabx ip da Planetfone contempla todos os possíveis cenários de utilização dos canais de telefonia (desde um servidor dedicado local até a solução nas nuvens). A nossa equipe técnica e comercial é altamente qualificada para avaliar o melhor cenário tecnológico para viabilizar seu projeto de telefonia.   
 
Para Reflexão
 

O investimento de hospedagem em um data center estruturado e aumento dos links de internet com alta disponibilidade também podem inviabilizar o projeto de telefonia nas nuvens, pois a aquisição de um servidor local (preço médio de R$ 3.500,00) é mais relevante a curto e médio prazo. Adquirindo um servidor dedicado, o investimento é pago em 10 meses, se comparado a uma solução com pagamento mensal de hospedagem (investimento recorrente). 

 
Fonte: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem 
http://info.abril.com.br/noticias/internet/2015/03/velocidade-da-banda-larga-fica-abaixo-da-contratada-em-73-dos-casos-indica-teste.shtml 
 
 

Assine nossa news

Site Desenvolvido por: Nitrosite